Pares Díspares
A exposição Pares Díspares reúne 30 fotografias de autoria de Giovanna Nucci, apresentadas em 15 pares compostos por uma imagem do Rio de Janeiro e outra de São Paulo.
Por meio delas, a fotógrafa, com rara sensibilidade, problematiza os conceitos de identidade, diversidade e território, ao mesmo tempo que destaca ícones da paisagem urbana das duas metrópoles brasileiras.
O processo criativo da série teve início há anos, quando Giovanna colocou, lado a lado, fotografias de um detalhe da escultura do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, criação do engenheiro Heitor da Silva Costa e colaboradores, e a de uma figura do Monumento às Bandeiras, do escultor modernista Victor Brecheret, cartões-postais do Rio de Janeiro e de São Paulo.
A fotógrafa optou, desde o início, pelas imagens em preto e branco, conferindo à série uma potente carga expressiva. Assim como o cineasta Wim Wenders, Giovanna acredita que o preto-e-branco revela a essência das pessoas e das coisas e corresponde às “cores” da alma.
A referência ao cineasta alemão não é fortuita. As fotografias do par mencionado, Cristo e Cristão, dialogam intensamente com a poética da imagem do anjo e da deusa, nas alturas da Coluna da Vitória, em Berlim, no filme Tão longe, tão perto, de Wenders.
Tão longe e tão perto. Essa também é a mensagem que essas fotografias de Giovanna Nucci nos passam: Rio de Janeiro e São Paulo, tão diferentes, tão iguais, assim como nós. Maçã de outra árvore, mas maçã. Vinho de outra pipa, mas vinho. Outro cantar, mas canto. Diferentes, porém iguais.
Enock Sacramento
Curador